O uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) é fundamental em qualquer tarefa que possa causar danos à integridade física do trabalhador. Esses acessórios são obrigatórios e indispensáveis em algumas áreas de atuação, contribuindo para a saúde e proteção do funcionário.
Tanto as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, quanto o EPI por segmento, visam zelar pelos funcionários e minimizar significativamente os prejuízos financeiros do negócio, influenciando também nos resultados da empresa.
É necessário ressaltar que cada área de atuação precisa de equipamentos diferenciados para proteção. Ou seja, o EPI precisa estar de acordo especificamente com a atividade exercida e necessidade de preservação dos funcionários de sua empresa.
Conhecendo EPI’s por segmento de atuação
Setor Frigorífico
A indústria frigorífica é um dos principais setores de risco no mercado de trabalho. Sendo assim, os seguintes equipamentos de proteção se fazem necessários:
– Luva térmica frigorífica: Utilizadas a fim de evitar as possíveis complicações ao estar exposto aos riscos térmicos em questão. É recomendado seu uso no manuseio de produtos congelados, carga e descarga em ambientes climatizados e câmaras frigoríficas.
– Japona frigorífica: Serve para manter a temperatura do corpo do usuário mesmo quando este entrar em ambientes de temperaturas extremamente baixas.
– Botas de PVC: Por ser um material impermeável, a bota em PVC é ideal para trabalho em locais úmidos e molhados. Além de proteger os pés contra a umidade, ajuda a evitar quedas e escorregões devido ao solado antiderrapante.
Setor industrial
A indústria é uma área de trabalho que exige o uso de equipamentos de proteção, dadas às variadas atividades que oferecem diversos riscos aos trabalhadores. Por esse motivo, o EPI precisa oferecer resistência e qualidade, garantindo a segurança.
Alguns dos equipamentos indispensáveis neste setor são:
– Calçados de proteção: Podem servir tanto para evitar acidentes mecânicos quanto para proteger de outras forças, como a eletricidade ou o contato com materiais contaminados, frio ou calor. Outra função para calçados de proteção é a de impedir que quedas aconteçam em áreas nas quais é comum encontrar o piso molhado ou escorregadio.
– Macacão de segurança: Assegura a proteção do tronco, membros superiores e inferiores contra respingos de produtos químicos;
– Luvas: Protegem contra o calor e perfurações, bem como há aquelas que evitam o contato com materiais químicos, protegem do frio ou que podem ser descartadas a cada utilização. As luvas devem ser escolhidas em função das tarefas que cada colaborador executa.
Sinalização
Os profissionais da área de sinalização carecem de equipamentos específicos para que possam cumprir suas funções com excelência e segurança. Neste setor, os EPI’s ideais seriam:
– Colete de Sinalização em Tecido com Quatro Refletivos: Auxilia o trabalho em locais onde há precariedade luminosa. Isso porque, ao ser iluminada, essa roupa consegue refletir a luz e fazer com que a pessoa que a esteja utilizando fique em destaque. Seu principal objetivo é indicar a presença de pessoas em locais de trabalho com ausência de luz natural/artificial.
– Colete de Sinalização em Pvc Forrado e Tela: Para proteção do usuário em trabalhos que envolvem visualização diurna e noturna.
– Bandeirola de Sinalização: É destinada ao alerta de execução de obras civis, obras rodoviárias e serviços gerais.
É essencial a compreensão de que existem EPI’s por segmento de atuação para proteger os funcionários de cada área de riscos específicos. Além de diversos equipamentos para estes principais setores, a Maicol ainda conta com EPI’s para inúmeros outros setores, como construção civil e elétrica, limpeza profissional, saúde, uniformes profissionais, entre outros.
Clique aqui para saber mais sobre os produtos que a Maicol tem a oferecer!