Um ambiente empresarial seguro precisa contar com o uso correto de EPIs. Não basta possuir os equipamentos, é preciso utilizá-los da maneira correta e sempre garantir os cuidados básicos de uso e armazenamento. O uso inadequado de EPI’s fornecido para o dia a dia de trabalho, expõe os colaboradores a riscos de acidentes e atrasos na rotina.
Aqui vamos compartilhar 5 dicas importantes para ajudar no uso adequado de seus equipamentos.
1. Verifique a Validade do CA (certificado de aprovação) de seu equipamento.
O Certificado de Aprovação é registrado junto a Secretaria Especial do Trabalho e é a garantia de que tal EPI possa ser comercializado. Para ter a certificação, o equipamento passa por testes de qualidade que comprovam sua eficiência para a tarefa designada. Fique atento, tanto produtos nacionais como importados necessitam de um CA e, esse certificado tem prazo de validade. Procure um fornecedor de EPIs que ofereça oferecendo produtos de qualidade comprovada.
2. Certifique o tamanho correto do equipamento
Se atentar ao tamanho correto do EPI garante que os mesmos estejam cumprindo as funções para as quais são desenvolvidos. Ao oferecer o equipamento ao colaborador é necessário garantir que o mesmo não esteja largo nem apertado. A escolha inadequada pode colocar a vida do usuário em risco.
3. Avalie os riscos de cada ambiente e função
Todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos devem ser mapeados e registrados. Um Técnico de Segurança é um profissional indispensável, que garante as melhores práticas de segurança e proteção aos colaboradores e demais envolvidos nas atividades. Após estudar e listar todos os perigos do cotidiano, o profissional indicará os EPIs necessários para uso com o objetivo de evitar qualquer acidente de trabalho.
4. Retirar EPI’s dentro do local de risco durante pausas
Muitos acidentes acontecem em momentos de descanso ou pequenas pausas, a retirada dos equipamentos dentro de um local de risco, sempre expõe os trabalhadores ao perigo desnecessário. É importante garantir que colaboradores tenham locais seguros para realizarem pausas entre processos, protegendo-os de possíveis acidentes no ambiente enquanto sem uso de EPIs.
5. EPIs tem validade
Não só o certificado de aprovação tem validade, como cada EPI também deve ser checado para verificar se está vencido, ou seja, inadequados para uso e devem ser descartados. Colaboradores utilizando equipamentos sem CA válido e vencidos podem acarretar em prejuízos jurídicos e financeiros a empresa além sempre de colocar em risco a vida de pessoas.